quarta-feira, 30 de março de 2016

CHRISTIFIDELES LAICI

Em 30 de dezembro de 1988, São João Paulo II publicou a Carta Apostólica "Christifideles laici" (leia a carta na íntegra AQUI) que significa "Os fiéis leigos". Nela, o papa enfatiza a grandeza da missão do leigo na Igreja baseando-se na parábola dos trabalhadores da vinha (Mt 20, 1 - 16). JP nos dá um cruzado de esquerda ao soltar a seguinte frase: 
"Não há lugar para o ócio, uma vez que é tanto o trabalho que a todos espera na vinha do Senhor". 
Toma distraído...

Mas afinal, quem são os leigos?
Por leigos — assim os descreve a Constituição Lumen gentium — entendem se todos os cristãos que não são membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, do múnus¹ sacerdotal, profético e real de Cristo, exercem pela parte que lhes toca, na Igreja e no mundo, a missão de todo o povo cristão. 
Ou seja, se você é batizado, não é padre ou religioso (a) você é leigo e está convidado a sair da vagabundagem e meter a mão na massa, pois a messe é grande e os operários são poucos.

De fato a messe é enorme.
Eu  sirvo no grupo de perseverança de um grupo de oração. Se você tá de bobs, assistindo bbb e coçando o... cabelo, vá servir num grupo de oração e você verá que tem serviço pra caramba. Tambem sirvo como catequista de catecumenato e percebo o quanto faltam pessoas dispostas a ensinar a Sã Doutrina.  
Ah, mas eu não gosto nem de grupo de oração e nem de ensinar. Então respira fundo que vou te dizer alguns lugares que você pode servir: Pastoral da criança, pastoral do menor, pastoral carcerária. Além disso, você pode servir no dízimo, na liturgia, nos grupos de canto, nos grupos de jovens. Algumas paróquias tem jornais, informativos e sites, o que é uma ótima oportunidade para quem gosta da área. Há pessoas que tem facilidade pra mexer em sons ou projetores e a Igreja também precisa desse tipo de serviço. Em muitas Igrejas tem um grupo muito especial que precisa de pessoas para servir. Estou falando dos interpretes de LIBRAS. Se sua paróquia não tem e você tem o desejo de servir assim, seja o fundador de um grupo de LIBRAS. Uma outra coisa muito importante e que poucos fazem: visitar os doentes no hospital. Meu pai morreu de câncer e na época em que o acompanhei no hospital percebi que poucos católicos fazem esse gesto de amor. A maioria era evangélico. Graças a Deus que eles (evangélicos) se disponibilizam a fazer isso e que pena que poucos de nós (católicos) fazemos. Ainda há muitas outras coisa, basta você procurar direitinho
Além disso tudo, invente a sua forma de servir. Proponha coisas novas, use sua criatividade e se ponha a serviço de Deus. Há um lugar esperando por você na Igreja de Cristo.

Coisas que nos impedem de servir.
A missão dos leigos é um grande desafio, mas de vez em quando damos aquela desanimada. Isso acontece por vários fatores: A falta de tempo é um deles. A nossa vida é tão corrida que a primeira coisa que pensamos em largar é a Igreja. Isso porque, teoricamente, não há ninguem "nos cobrando serviço".
Outra coisa são nossos pecados. Assim como Adão e Eva, a primeira tentação que nos vem ao pecarmos é nos esconder da face de Deus. No entanto, se dermos uma olhada para a Sagrada Escritura veremos que grandes homens de Deus pecaram e muitos deles gravemente: Elias pediu pra morrer (I Reis 19, 3-4), Jonas quis fugir (Jonas 1, 3), Abraão mentiu (Gêneses 20, 2), Davi mandou matar o próprio súdito pra ficar com a mulher dele (II Samuel 11, a - 27), Pedro negou (Marcos 14, 66 - 68), Paulo tinha espinhos na carne (II Coríntios 12, 7), enfim... Esses são alguns exemplos de pessoas que em algum momento da vida deram uma escorregada. O fato é que Deus usa dos homens mesmo eles sendo pecadores. Isso porque, enquanto as pessoas olham o pecado consumido, Deus vê o arrependimento do pecador e sua vontade de mudar de vida. Portanto, nossos pecado não são impecilhos para servir a Deus desde que tenhamos a coragem de nos arrepender e de nos converter. Tiro isso por mim: todas as vezes que vou servir me vem a tentação de me achar indgno do serviço que Deus me confiou, porém eu não sirvo por dignidade e sim por gratidão a Deus
Então, mão à obra. Que possamos usar dos dons que Deus nos deu para evangelizar. Temos uma grande messe e sabemos que os operários são poucos (Mt 9, 37).
Deus abençoe você.    

¹Múnus - Tarefa, dever obrigatório de um indivíduo; encargo, obrigação.


Referencias Bibliográficas: 
Constituição Dogmática Lumen Gentium
Exortação Apostólica Christifideles Laici
Compartilhar:
Postagem mais recente Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário